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COBIT

Visão Geral

COBIT® (do Inglês, Control Objectives for Information and Related Technology) fornece boas práticas através de um modelo de domínios e processos e apresenta atividades em uma estrutura lógica e gerenciável. As boas práticas do COBIT® representam o consenso de especialistas. Elas são fortemente focadas mais nos controles e menos na execução. Essas práticas irão ajudar a otimizar os investimentos em TI, assegurar a entrega dos serviços e prover métricas para julgar quando as coisas saem erradas.

Para a área de TI ter sucesso em entregar os serviços requeridos pelo negócio, os executivos devem implementar um sistema interno de controles ou uma metodologia. O modelo de controle do COBIT® contribui para essas necessidades ao:

  • Fazer uma ligação com os requisitos de negócio;
  • Organizar as atividades de TI em um modelo de processo geralmente aceito;
  • Identificar os mais importantes recursos de TI a serem utilizados;
  • Definir os objetivos de controle gerenciais a serem considerados.

O princípio deste framework diz que: para prover as informações de que a empresa necessita para atingir seus objetivos, os recursos de TI precisam ser gerenciados por uma série de processos naturalmente agrupados.

Benefícios

Os benefícios de implementar o COBIT® como um modelo de governança de TI incluem:

  • Um melhor alinhamento baseado no foco do negócio;
  • Uma visão clara para os executivos sobre o que a TI faz;
  • Uma clara divisão das responsabilidades baseada na orientação para processos;
  • Aceitação geral por terceiros e órgãos reguladores;
  • Entendimento compreendido entre todas as partes interessadas, baseado em uma linguagem comum;
  • Cumprimento dos requisitos do COSO (Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission) para controle do ambiente de TI.

O Desafio

As organizações internas de TI estão sob crescente pressão para cumprir os objetivos de negócio de suas empresas. Este desafio pode ser particularmente difícil, porque envolve o cumprimento de regulamentos, como a Sarbanes-Oxley (SOX) e Basel II. Estar em conformidade requer fortes capacidades de governança corporativa demonstráveis aos auditores externos. Por desempenhar um papel importante nos processos de negócio, a TI não apenas cria complexidade para o negócio, mas ao mesmo tempo, fornece meios para garantir essa conformidade. Organizações dependem de diretrizes como COBIT® para ajudar a compreender e a lidar com esses desafios.

Implementar o COBIT® não é uma tarefa trivial. Exige organização para lidar com alta complexidade em três áreas: infraestrutura de TI, processos de TI e os objetivos de controle COBIT®. Os processos são muitas vezes silos de apoio às entidades organizacionais específicas, exigindo uma complexa estrutura organizacional para garantir que a conformidade seja mantida. Para complicar ainda mais o problema é que o ambiente de TI está em um constante estado de fluxo. Portanto, os processos manuais não são viáveis, não são sustentáveis porque são difíceis de aplicar e monitorar, não são rentáveis e dependem de funcionários dedicados dispostos a manter uma trilha confiável em papel, que se possa levantar em uma auditoria rigorosa de conformidade.

A tecnologia desempenha um papel indispensável no sentido de ajudar as empresas a atingir os objetivos de controle COBIT®. Como resultado, é importante que a solução de TI também suporte COBIT®. As organizações precisam implementar soluções baseadas em sistemas ITSM para ajudá-las a conquistar a complexidade e estabelecer sustentabilidade. Soluções bem planejadas baseadas em sistemas devem cobrir todo o espectro de disciplinas do ITSM.

SoftExpert SE Suite é uma solução fácil de usar e pronta para automatizar os quatro domínios do COBIT: planejar e organizar; adquirir e implementar, entregar e atender e finalmente, monitorar e avaliar. A solução dá todo o suporte para que a empresa alinhe seus objetivos de gerenciamento com o COBIT®, faça um controle de seus processos de TI, e que facilmente estejam em conformidade com os regulamentos, normas internacionais e políticas internas.

Com o SoftExpert SE Suite as melhores práticas e os processos são facilmente implementados para suportar os requisitos de governança em TI. Como resultado, as empresas podem otimizar seus investimentos em TI, garantir o valor agregado nos resultados e reduzir os riscos com uma gestão muito mais transparente.

COBIT® is trademark registered by ISACA in the U.S. and other countries

  • OpetrecO SoftExpert permite o acesso online de qualquer lugar onde prestamos serviços garantindo rapidez nas respostas, por meio de informações fidedignas e atualizadas, o que facilita a tomada de decisão e a satisfação dos clientes.

    José Andrade – Gerente da Opetrec

  • GilletteOptamos pela SoftExpert pois a empresa elimina as limitações tecnológicas de outros fornecedores que avaliamos. A melhoria contínua de seus produtos teve um grande peso nessa decisão. Nos sentimos satisfeitos com o desempenho das soluções SoftExpert.

    Hiléia Moraes – Centro de Documentação Técnica

  • Mitsubishi MotorsO software permite que o gerenciamento de documentos seja mais eficiente, como por exemplo, na rastreabilidade de documentos, e na conformidade com os requisitos em auditorias do sistema de gestão.

    Helton Calaça – Analista da Qualidade

  • Universal Leaf TabacosO SoftExpert proporciona o controle dos documentos que se referem as normas ISO, como outros tipos de documentos cuja distribuição, aprovação, revisão, cópias impressas e o acesso rápido são necessários. Atualmente com mais de 1.100 usuários e 3.500 documentos, não poderíamos mais manter o gerenciamento destas informações.

    Carla Regina Schmitt

  • CarrierA solução SoftExpert além de agilizar na distribuição das informações do sistema de qualidade, nos propiciou contribuir também com o meio ambiente, pois não precisamos mais manter pilhas de papéis originais e obsoletos para auditorias.

    Solange Amaral – Analista de Recursos Humanos

  • CTA-ContinentalA solução SoftExpert além de agilizar na distribuição das informações do sistema de qualidade, nos propiciou contribuir também com o meio ambiente, pois não precisamos mais manter pilhas de papéis originais e obsoletos para auditorias.

    Ângela Fischer

  • CelgCom SoftExpert, gerenciamos de forma integrada o arquivo físico central, os documentos eletrônicos departamentais, as plantas de engenharia, os grandes volumes de imagens digitalizadas, e a tramitação dos processos eletrônicos.

    Júlio Fratus – Centro de Documentação

  • EmgepronCom a solução SoftExpert, nossa fábrica reduziu consideravelmente os arquivos físicos e as horas de digitação, ganhando em produtividade e redução de custos, além de um gerenciamento eficiente do planejamento e da eficácia dos treinamentos de nossos colaboradores e dos nossos processos internos.

    Roberto Faria – Gerente de Fabricação Mecânica

  • Coca-ColaO SE Action automatizou o gerenciamento das ações de melhoria contínua por meio do workflow, auxiliando na constatação da causa raiz, auxiliando no processo de elaboração de ações de correção.

    Gustavo Martins – Departamento de Qualidade

  • Laboratório GloboO SoftExpert foi implantado rapidamente e o tempo de aderência dos usuários a solução aconteceu de forma bem natural, considerando que para o segmento farmacêutico é uma exigência legal trabalhar com registros confiáveis e seguros, que garantam a qualidade dos produtos e não representem riscos a população.

    Randel Moreira – Gerente de TI

  • CoinduCom o SoftExpert ganhamos facilidade e agilidade para as atividades, e o sistema foi considerado altamente qualificado para a renovação das certificações ISO/TS 16949 e ISO 14001.

    Cristina Pereira – Technology Manager

  • Group RoullierO SE Document atende totalmente aos requisitos de controle de documentos, facilitando a localização, revisão e gerenciamento dos documentos.

    Janaina Salatti – Coordenadora da Qualidade

  • InergyO SoftExpert nos fez reduzir significativamente os custos através do controle eficaz dos processos de fabricação. Além disso, é importante destacar que as soluções SoftExpert atendem plenamente os requisitos exigidos pelas normas ISO 9001 e ISO/TS 16949.

    André Bernardes de Souza – Gerente de TI

A Solução

Cada componente do SoftExpert Excellence Suite atende um requisito chave, como mostrado abaixo:

Módulo Desafios atendidos do COBIT
SE Audit
SE Audit
  • Apoia o planejamento e execução de auditorias.
  • Os resultados das auditorias são comunicados à gerência automaticamente, em tempo real.
  • Todos os dados levantados na auditoria são registrados.
  • Gerencia qualquer ação corretiva requerida.
  • Garante que as auditorias e as ações corretivas sejam realizadas dentro dos prazos através de um cronograma pré-definido.
SE Competence
SE Competence
  • Organiza as descrições de cargos e funções dentro da área de TI e identifica as responsabilidades específicas requeridas, autoridades e capacidades.
  • Fornece uma base de dados de instituições de ensino e identifica cursos de competências específicas.
  • Agenda os treinamentos em calendários configuráveis com visualização automática das necessidades de treinamento que estão pendentes num certo período de tempo.
  • Disponibiliza a visualização de resultados através de diversos tipos de gráficos. Os resultados podem ser baseados em uma área específica de TI ou na empresa inteira.
  • Oferece ferramentas para a realização de diversos tipos de avaliação de competências.
  • Avalia as competências e as habilidades dos colaboradores baseados em formulários personalizados.
  • Gerencia os níveis de qualificação dos funcionários.
SE Document
SE Document
  • Gerencia qualquer documento relacionado com o COBIT, como processos ou projetos, num sistema centralizado e seguro que pode ser acessado por usuários e auditores em qualquer lugar.
  • Automatiza a alocação, encaminhamento, revisão e aprovação de um documento, aumentando desta forma a eficácia de toda a equipe ou empresa.
  • Qualquer modificação feita em um documento é automaticamente rastreada e o roteiro de aprovação é simplificado.
  • Oferece para os usuários, auditores ou executivos uma fácil ferramenta de busca e recuperação de documentos, resultando na economia de tempo.
  • Mantém os documentos retidos de acordo com a política da empresa e pelo tempo determinado pela mesma.
  • Documenta todo o sistema de gestão da qualidade.
  • Garante que apenas a última versão de um documento seja utilizada, evitando o uso de documentos obsoletos.
SE Performance
SE Performance
  • Associa as metas de TI às metas corporativas.
  • Fornece a identificação de situações críticas e também do desempenho atual da empresa.
  • Automatiza o estabelecimento, gerenciamento e a comunicação do plano estratégico de TI e corporativo.
  • Capacita a empresa a monitorar o desempenho atual relacionado com as metas previamente definidas e relata este desempenho aos auditores e participantes internos, em tempo real.
  • Fornece o estabelecimento de indicadores chaves relacionados aos processos empresariais ou elementos da infraestrutura de TI.
  • Garante a conformidade total com a metodologia de BSC (Balanced Scorecard), com a prática da administração por objetivos e com o gerenciamento de indicadores de desempenho.
SE Process
SE Process
  • Garante que todos os processos sejam definidos, planejados e documentados.
  • Garante que os processos sejam monitorados e controlados de forma eficaz e eficiente.
  • Suporta a criação de ciclos de aprovação para garantir uma melhor visualização e responsabilidades.
  • Rastreia os dados e gera relatórios completos.
  • Garante a visualização em tempo real do ambiente de COBIT, permitindo um monitoramento contínuo dos processos, aumentando a confiança entre os executivos, responsáveis dos processos e auditores.
  • Os processos podem ser realizados sob condições controladas: instruções documentadas, processos controlados e aprovação dos processos e controles.
SE Project
SE Project
  • Fornece estruturas para a gestão de programas e portfolios para investimentos em TI.
  • Provê uma gestão de projetos e processos, alinhado com a norma PMBOK.
  • Suporta a configuração e a manutenção do monitoramento dos projetos, medições e gerenciamento do sistema.
  • Automatiza a criação e o gerenciamento dos projetos, planejamento, planos da qualidade, orçamentos, comunicação e planos de risco.
  • Ferramenta nativa "Team Workflow" que garante que todos participem e estejam comprometidos com o projeto.
  • Automatiza a alocação de tarefas, a rota, revisão e aprovação, aumentando de forma significante a eficiência de toda a equipe.
  • Oferece uma função que permite personalizar, organizar os projetos e gerar relatórios.
  • Oferece a possibilidade de classificar os projetos.
  • Disponibiliza modelos de checklist para garantir a qualidade das atividades.
  • Gerencia o processo de desenvolvimento de projetos e produtos.
SE Risk
SE Risk
  • Gerencia os riscos corporativo e de TI.
  • Riscos, controles e testes são associados para garantir o rastreamento.
  • O modelo de riscos pode facilmente ser configurado para diferentes estruturas ou metodologias organizacionais, tornando possível que as organizações adaptem a solução aos seus próprios sistemas e processos.
  • Automatiza o rastreamento dos riscos.
  • Identifica e avalia os riscos baseados na significância e probabilidade e mantém o controle de cada risco.
  • Fornece um modelo que estabelece as metas de gestão de riscos e prioridades, identifica os planos de ação e as responsabilidades e monitora os resultados.
  • Oferece recursos para gerar relatórios, tais como painéis, mapas de indicadores de riscos, facilitando o monitoramento pelos executivos dos riscos críticos.
SE Workflow
SE Workflow
  • Disponibiliza uma ferramenta de Workflow, facilmente personalizável e customizada para estruturar os processos relacionados aos serviços.
  • Monitora e relata o desempenho do nível de serviço.
  • Automatiza o gerenciamento e a avaliação do serviço de terceiros e fornecedores.
  • Automatiza o processo de registro, avaliação e priorização de mudanças.
  • Garante que qualquer mudança, mesmo que seja crítica e emergencial, siga o processo aprovado.
  • Fornece um fluxo de trabalho para autorizar mudanças.
  • Gerencia e dissemina as informações relevantes em relação às mudanças.
  • Mantém histórico de mudanças realizadas sempre acessível.

COBIT® is trademark registered by ISACA in the U.S. and other countries

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