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Os serviços de personalização da aplicação e manipulação de dados ampliam os benefícios originalmente oferecidos pelos sistemas da SoftExpert e elevam a patamares diferenciados o grau de aderência das soluções aos processos do cliente.

As personalizações são desenvolvidas por profissionais de alta qualificação técnica e especializados nos sistemas da SoftExpert, que entendem como ninguém sua arquitetura e funcionamento. Todo esse conhecimento é a garantia de segurança e tranqüilidade no atendimento às necessidades específicas do cliente.

Personalização da Aplicação

Toda organização possui suas particularidades, que muitas vezes são a razão da eficiência de seus processos e de seu sucesso no mercado. Os sistemas de informação devem buscar o maior alinhamento possível com as práticas da empresa e com seu modelo de negócio, por isso é normal que necessidades pontuais de personalização da aplicação surjam em determinado momento. Em se tratando de aplicações desenvolvidas para o mercado, requisitos para o atendimento a demandas específicas ocorrem com relativa freqüência.

Visando oferecer um produto que traz embarcado todo um conhecimento de negócio aperfeiçoado em centenas de implantações em âmbito mundial e, ao mesmo tempo, proporcionar uma opção para o atendimento imediato a necessidades pontuais e importantes de adaptação, a SoftExpert disponibiliza o serviço de Personalização da Aplicação. Uma equipe técnica especializada e que conhece os sistemas da SoftExpert em cada detalhe, realiza as mudanças exigidas pelo processo do cliente. Muitas destas mudanças são de alto valor agregado para o produto como um todo, mas não podem aguardar até a liberação de uma nova versão do software.

Utilizando ferramentas de desenvolvimento alinhadas com as mais recentes tecnologias, atividades como a adição de campos, telas, botões para o disparo de ações externas, novas opções de menu, entre outras, são executadas de forma rápida e dentro do mais alto grau de estabilidade.

Benefícios para o Cliente

  • Flexibilidade no atendimento a novas demandas.
  • Entrega imediata de requisitos customizados que normalmente deveriam aguardar por uma nova versão do produto.
  • Adequação do sistema para aderência aos processos e modelo de negócio do cliente.

Principais Atividades

  • Elaborar especificação técnica da personalização a ser desenvolvida (avaliar esforço, impacto, opções, etc.).
  • Implementar no sistema os de personalização especificados.
  • Disponibilizar no ambiente do cliente as customizações efetuadas.
  • Validar as customizações em ambiente de testes e produção do cliente.
  • Treinar o cliente no uso dos itens customizados.

Desenvolvimento de portais

Os Portais são sites que agrupam conteúdo e que facilitam a exposição de informações para os seus usuários e ou clientes. Através dos portais, os usuários conseguem acesso a um conjunto de informações e ou processos, que estratégica e corporativamente, são disponibilizados. Visando oferecer um conjunto de soluções que ajudam a explorar os benefícios dos produtos SoftExpert, a SoftExpert disponibiliza o serviço de desenvolvimento de portais. Uma equipe técnica especializada e que conhece os sistemas da SoftExpert em cada detalhe, constrói e disponibiliza portais e integrações automáticas entre o portal desenvolvido e os produtos SoftExpert. Estas integrações são de alto valor para o usuário final, pois podem de forma simples e rápida, exibir e permitir que os processos e informações cheguem facilmente ao usuário final.

Utilizando ferramentas de desenvolvimento alinhadas com as mais recentes tecnologias, atividades como a construção de telas, applets, integrações, entre outras, são executadas de forma rápida e dentro do mais alto grau de estabilidade.

Benefícios para o Cliente

  • Centralização de conteúdo e informações.
  • Integração simplificada entre o portal e os produtos SoftExpert.
  • Acesso controlado através de login e senha ou conteúdos liberadas para livre acesso.

Principais Atividades

  • Elaborar especificação técnica do portal a ser desenvolvida (avaliar esforço, impacto, opções, etc.).
  • Elaborar especificação técnica das integrações com os produtos SoftExpert.
  • Disponibilizar no ambiente do cliente o portal construído e com as integrações efetuadas.
  • Validar o portal e as integrações em ambiente de testes e produção do cliente.
  • Treinar o cliente no uso dos itens disponibilizados.

Migração de Dados

Em determinados cenários, torna-se extremamente interessante a migração automatizada dos dados de sistemas legados para a nova aplicação. Esta atividade pode agilizar muito o processo de implantação, dispensando trabalhos manuais de digitação morosos e comumente sujeitos a erros.

O processo de migração de dados tem como objetivo principal trazer para a nova aplicação os dados dos sistemas que serão desativados ou de sistemas complementares. São utilizadas ferramentas especializadas na extração, transformação e carga de dados (ETL), que garantem produtividade, precisão e qualidade ao processo.

É de fundamental importância que esteja disponível uma documentação completa a respeito da estrutura e forma de acesso aos dados de origem. Com base nesta documentação é definido um plano de migração contendo mapeamento de campos DE/PARA, forma de acesso aos dados, volumes, etc. Quanto melhor for a documentação existente a respeito dos dados de origem, mais produtivo e previsível será o processo de migração.

Em alguns casos pode ser necessário o desenvolvimento de um pré-projeto de migração de dados (veja o serviço SCO105-Pré-Projeto para Migração de Dados). Tudo dependerá do grau de complexidade do processo e documentação disponível a respeito da estrutura dos dados de origem.

Benefícios para o Cliente

  • lDocumentação e identificação clara dos requisitos, mecanismos, restrições e riscos da migração prevista.
  • lResultados esperados bem definidos e documentados.
  • lDefinição clara do foco das atividades necessárias para a migração.
  • lPrevisibilidade dos resultados a serem atingidos e recursos necessários.
  • lLibera os usuários participantes do projeto para a execução de atividades de maior valor agregado.
  • lMaior produtividade e agilidade no processo de implantação.
  • lGarantia de continuidade das operações no novo sistema com informações já familiares aos usuários.

Principais Atividades

  • lAnálisar os dados de origem para definição do escopo, riscos e contingências.
  • lAvaliar viabilidade técnica da migração.
  • lDefinir as métricas, regra de negócio e forma de transformação de dados.
  • lElaborar mapeamento DE/PARA dos dados.
  • lAnálisar os volumes envolvidos (quantidade de tabelas e registros).
  • lAvaliação da aderência dos dados de origem com os dados de destino (aplicação SoftExpert).
  • lElaborar e executar plano de testes para validação dos dados migrados.
  • lExecutar a importação dos dados conforme definido no plano de migração.
  • lInteragir com o fornecedor dos aplicativos que gerenciam os dados de origem e/ou com a TI do cliente para esclarecimento de dúvidas e definição de estratégias de migração.

Personalização de Relatórios

Em um processo organizacional já institucionalizado, existem estratificações ou até mesmo documentos cuja utilização já se encontra consolidada. Qualquer mudança no modelo atual pode acarretar em esforço extra para os usuários, e não é exatamente isso que se espera na implantação de um novo sistema. Por maior que seja o grau de maturidade do software, é perfeitamente normal o surgimento de necessidades específicas e particulares ao processo de cada cliente. Para estes casos, a SoftExpert disponibiliza o serviço de Personalização de Relatórios.

Utilizando-se de recursos de personalização de relatórios do próprio sistema e ferramental embarcado da plataforma Jasper Reports, colocamos à disposição do cliente uma rica variedade de opções para apresentação de seus dados no formato adequado para as suas necessidades.

Além de todo os recursos tecnológicos disponíveis, a equipe de consultores técnicos da SoftExpert também é um diferencial. São profissionais especializados na arquitetura das aplicações SoftExpert, o que garante a assertividade na busca das informações e o melhor desempenho para seus relatórios.

Benefícios para o Cliente

  • Aderência total da apresentação dos dados do sistema aos processos de negócio do cliente.
  • Garantia de desempenho otimizado.
  • Relatórios desenvolvidos por especialistas na aplicação.
  • Relatórios com a identidade visual do cliente.

Principais Atividades

  • Elaboração de especificação técnica dos relatórios, contendo protótipos de layout, mapeamento DE/PARA dos dados e outras informações relevantes (público alvo, ordenação, critérios de seleção de registros, agrupamentos, totais, etc.).
  • Desenvolvimento do relatório conforme especificações aprovadas pelo cliente.
  • Disponibilização do relatório no ambiente do cliente.

Desenvolvimento de Painéis de Análise do SE BI

Como incremento das gestões nativas dos componentes do SE Suite, podem ser implementadas visões e estratificações diferenciadas utilizando-se a ferramenta de análise OLAP do SE Suite, o SE Business Intelligence (SE BI). O SE BI é uma poderosa ferramenta para extração de dados, com diversos recursos para apresentação e formatação.

Por padrão, a SoftExpert já disponibiliza painéis de análise contendo os principais dados de seus componentes, porém, necessidades adicionais podem ocorrer. Visões específicas, relação de dados e principalmente dashboards podem ser trabalhados a partir da criação de novos cubos, proporcionando um diversificado leque de ferramentas de apoio à gestão da organização.

Benefícios para o Cliente

  • Relacionamento OLAP de dados.
  • Ampliação das opções de visão dos dados da organização.
  • Análise gráfica e gestão de dados on-line, atuando como importante ferramenta de apoio à gestão e tomada de decisão.

Principais Atividades

  • Elaboração de especificação técnica da necessidade do cliente.
  • Mapeamento dos dados a serem estratificados.
  • Desenvolvimento do painel de análise conforme especificação aprovada pelo cliente.
  • Implantação do painel de análise no ambiente do cliente.

Desenvolvimento de Scripts de Bancos de Dados

Existem situações onde pode ser requerida a manipulação de uma grande massa de dados (inclusão de um lote de registros, duplicações, exclusões, alterações, etc.). Muitas vezes, além do volume de dados envolvido, é necessário que informações não disponíveis para alteração por meio das telas do sistema sejam alteradas (os chamados campos de controle), ou ainda, a quantidade de registros envolvidos até é pequena, mas estes estão distribuídos em diversas tabelas relacionadas entre si, exigindo um forte controle transacional para garantia da consistência dos dados. Estas necessidades são normais e decorrem da própria evolução dos processos dentro das organizações.

Com o objetivo de prover rapidez e segurança na resolução destas questões, a SoftExpert disponibiliza o serviço de Desenvolvimento de Scripts de Bancos de Dados. Profissionais qualificados e que conhecem cada detalhe das aplicações SoftExpert desenvolvem scripts no padrão SQL que garantem rapidez e integridade na manipulação dos seus dados.

Benefícios para o Cliente

  • Atuação de profissionais especializados – maior segurança.
  • Rapidez na execução e garantia da integridade dos dados.
  • Liberação dos usuários para tarefas de maior valor agregado para o seu negócio.
  • Manutenção de uma base de dados enxuta e alinhada com seus processos.

Principais Atividades

  • Elaboração de especificação técnica da manutenção a ser realizada, detalhando as regras de negócio a serem consideradas (critérios de seleção de registros, campos a alterar, etc.).
  • Desenvolvimento do script.
  • Execução do script no banco de dados do cliente (ambiente de testes e produção).
  • Verificação do resultado alcançado X resultado planejado.

Sobre a SoftExpert

A SoftExpert é a empresa líder de mercado em soluções para a excelência na gestão, fornecendo softwares e serviços para o aprimoramento de processos de negócio, conformidade regulamentar e governança corporativa.

Fundada em 1995 e contando atualmente com mais de 2 mil clientes e 300 mil usuários ao redor do mundo, as soluções da SoftExpert são utilizadas por empresas dos mais variados portes e ramos de atuação, incluindo manufatura, governo, farmacêutico, hospitais e laboratórios, serviços financeiros, alta tecnologia e TI, educação, energia e utilidade pública, logística, varejo, serviços, dentre outros.

Em conjunto com a sua rede de parceiros nacionais e internacionais, a SoftExpert oferece serviços de implantação, treinamento, hospedagem, validação, suporte e assistência técnica, com o intuito de assegurar que seus clientes obtenham sempre o máximo de retorno sobre seus investimentos.

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