Maior eficiência na gestão de serviços do CSC
Com a adoção do SoftExpert ESM, o Sistema FIEAM superou falhas operacionais, ganhou controle sobre os processos e passou a contar com indicadores confiáveis
Mais de 400 colaboradores utilizando a solução
A plataforma integra diferentes áreas da instituição, promovendo padronização e melhor comunicação entre equipes
Expansão do uso para Qualidade e Gestão de Documentos
O projeto começou com foco na TI, mas a satisfação com os resultados levou à ampliação para outras áreas estratégicas

Sistema FIEAM
O Sistema FIEAM é a integração das ações realizadas pela Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), pelo Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço de Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL). A entidade investe no aperfeiçoamento da qualidade dos Recursos Humanos, com atenções voltadas à educação, bem-estar social e capacitação técnica e em defesa do Polo Industrial de Manaus.
Da ineficiência à excelência: como o Sistema FIEAM transformou sua gestão de serviços com a SoftExpert
Imagine ter que lidar com demandas crescentes, informações descentralizadas e um sistema que mais atrapalha do que ajuda. Essa era a realidade enfrentada pelo CSC – Centro de Serviços Compartilhados do Sistema FIEAM (Federação das Indústrias do Estado do Amazonas), segundo Edmilson Soares de França, Gerente de TI da entidade. “O sistema que utilizávamos era inconsistente, não oferecia indicadores e as informações não eram confiáveis”, conta.
Diante desse cenário, a transformação não era uma opção – era uma necessidade. Foi então que a equipe de TI iniciou um benchmarking com outras regionais do Sistema Indústria em busca de soluções consolidadas e eficientes. A resposta veio em forma de boas referências: a plataforma SoftExpert Suite, amplamente recomendada por outras federações.
“A solução se mostrou capaz de atender às nossas necessidades imediatas, com a vantagem de permitir uma futura expansão para outras áreas”, explica França.
A implantação, conduzida pela J2A, parceira da SoftExpert, logo começou a apresentar resultados. Hoje, mais de 400 colaboradores em todo o Sistema FIEAM utilizam as soluções ECM - para gestão do conteúdo empresarial, ESM - para gestão de serviços corporativos, BPM - para automação de processos de negócio, EQM - para gestão da qualidade e PPM para gestão de projetos, contribuindo diretamente para o aumento da eficiência na gestão dos serviços prestados pelo CSC.
Mas o que começou como uma solução pontual logo tomou proporções maiores. “Estamos muito felizes com o software. Inicialmente, o projeto era focado na Gestão de Serviços, mas a satisfação foi tanta que já implantamos a ferramenta na área de Qualidade do SESI e planejamos expandir o uso para a Gestão de Documentos em toda a instituição”, revela o gerente de TI.
Com ganhos visíveis e uma visão clara de futuro, o Sistema FIEAM mostra que a combinação entre tecnologia robusta e uma boa estratégia de implementação pode levar a gestão pública a um novo patamar.

